domingo, 25 de abril de 2010

Ciatalgia - Dor no Ciático

A dor ciática ou ciatalgia (mais vulgarmente conhecida por ciática) é uma dor forte e incapacitante devido à inflamação do nervo ciático.


Causas

Algumas das causas da ciática podem ser devidas a vários factores como:

hérnias

bacia desnivelada

perna curta

problemas musculares

problemas viscerais

outros factores.



Sintomas

A inflamação do nervo ciático pode provocar fortes dores desde a zona lombar até ao pé impossibilitando muitas das vezes a pessoa de andar e mesmo muitas das vezes de se movimentar.

A dor ciática causa um desconforto que começa na parte inferior das costas e se espalha pelas nádegas, pernas, tornozelos e, ocasionalmente, para o pé. A dor geralmente é sentida como um entorpecimento, uma pontada ou uma queimadura. Às vezes, começa gradualmente, piora durante a noite, e é agravada pelos movimentos. A dor ciática também pode causar formigueiro, parestesias (baixa sensibilidade) ou fraqueza nos músculos da perna afectada.


Tratamento

A dor ciática normalmente pode ser tratada com sucesso por um período breve de descanso e diminuição da actividade, seguidos de exercícios para melhorar a mobilidade e fortalecer as costas. Se os sintomas persistirem, a fisioterapia pode ser útil. Para aliviar a inflamação ao redor do nervo, pode ser recomendável que alterne o uso de compressas quentes e frias.

Pode também precisar de tomar um analgésico como o Acetaminofeno (Tylenol) para a dor, anti-inflamatórios, como o Naproxeno (Naprosin), Diclofenac (Voltaren) ou a Aspirina para aliviar a dor e a inflamação. Medicamentos para tratamento de dores de origem nervosa crónica podem ser úteis. Eles incluem a Amitriptilina ou a Gabapentina (Neurontin). Em casos graves, uma injecção de um anestésico de longa duração com um medicamento corticóide pode dar alívio. Estas injecções são executadas tipicamente em centros que se especializam em tratamento de dor. Raramente, a cirurgia é necessária, como por exemplo, quando a dor ciática é causada por uma hérnia de disco.

Prevenção

Uma vez que a dor ciática tenha passado, existem exercícios, alongamentos e outras medidas que podem impedi-la de retornar. Um fisioterapeuta poderá desenvolver um programa completo e personalizado. Abaixo apresentamos alguns passos que pode seguir:

Pratique boa postura: Levante-se sempre com a cabeça alinhada com seus ombros, seus ombros alinhados com seus quadris e suas nádegas fazendo a curvatura. Seus joelhos devem ser ligeiramente dobrados.

Faça abdominais: Estes exercícios fortalecem os músculos abdominais que ajudam a apoiar sua região lombar. Deite-se no chão com suas costas, mãos atrás de sua cabeça e joelhos dobrados. Firme sua região lombar ao chão, erga seus ombros para cima aproximadamente 30 cm. acima do chão, depois os abaixe. Repita o exercício 10 a 20 vezes, uma vez ao dia.

Caminhe/Nade: Caminhar e nadar podem ajudar a fortalecer sua região lombar.

Levante os objectos adequadamente: Levante sempre de uma posição se agachando primeiro, usando seus quadris e pernas para fazer o trabalho pesado. Nunca se agache e erga usando as costas (região lombar).

Evite sentar ou ficar de pé por longos períodos: Se você sentar no trabalho, faça intervalos regulares para ficar de pé e caminhar um pouco.

Use uma postura adequada para dormir: Tira a pressão das suas costas dormindo de lado ou colocando uma almofada sob seus joelhos.

Extensão: Sente-se em uma cadeira e faça movimentos de dobra com as mãos em direcção ao solo. Pare quando você sentir um desconforto leve, segure durante 30 segundos, então relaxe. Repita seis a oito vezes.

Evite usar sapatos de salto alto. Sapatos com saltos com mais de 2,5 centímetros alteram seu centro de gravidade, tirando o corpo de seu alinhamento.

Lari querida, espero ter ajudado! Conte comigo sempre... (Se cuida.)

9 comentários:

  1. Olá!

    Adorei a matéria...ficou muito boa! Virei até matéria de blog...rsrs
    Já estou me alongando e terminei o remédio Tilatil, dei uma parada com a dança e acho que logo estarei bem! rs

    Valeu!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Adorei a materia. Tenho uma hernia de disco e provoca ciatalgia. Já tem mais de 2 anos sentido essa dor. Pois não tinha como evita-la. Mas agora que vi essa materia vou fazer o indica. Exercicios, boa postura e etc. Gostaria de saber se exercicio com bicicleta faz bem.
    Obrigado! Se possivel mande para o meu email a resposta. hum.ju@hotmail.com - Junior

    ResponderExcluir
  3. gostei dos ensinamentos foram bastante esclarecedores, tenho lombociatalgia a algum tempo vou seguir as orientações grato e um grande abraço.

    ResponderExcluir
  4. Olá, me chamo Samuel e estou sentindo os efeitos da ciatalgia. Fui fazer uma caminhada e depois comecei a sentir as dores com irradiação para a parte posterior da coxa. Já marquei uma RNM (ressonância magnetica) e espero que não seja hernia. Vou procurar seguir as orientações assim que as dores melhorem.
    Grato, Samuel

    ResponderExcluir
  5. sentir uma dor muito forte nas costas que depois passou para nadegas e perna esquerda.A dor nas costa passou nas a dor na perna continua, e agora sinto a dor e uma fraqueza e dormencia e sinto com estivesse enchado, tanto na perna e pe com no braço esquerdo.Pode ser o nervo ciatico ou e outro problema.

    csousacardoso@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Olá, estou a um mes com dor insuportável que começa no qadril e se irradia para as pernas, o ortopedista pediu radiografia e foi constatada hérnia de disco e bico de papagaio.Isso no Pronto atendimento pois o ortopedista só há retorno a daqui uns 15 dias. Me receitaram dois remédios, Paco e Celebra, mesmo assim continuo com dor., marquei fisio terapia mas só para daqui uns 4 dias. Posso ajudar com alguns exercícios em casa mesmo, Por favor me ajude. Desde já agradeço.
    Su.

    ResponderExcluir
  7. ola tenho essa dor terrivel a alguns meses, fiz o repouso e o tratamento nada adiantou, entao fiz a cirurgia diminuiui a dor mas curado nao estou agradeço pela melhora mas um conselho dou a todos esse e o preço da ignorancia , jamais esforçe muito pois tudo na vida tem consequencia obrig

    ResponderExcluir
  8. ola ............eu venho sentindo uma constante dor na parte posterior da coxa que vai passando por tras do joelho e panturrilha,tem dias que nao guento nem andar direito ando mancando,nao ocnsigo me agachar que sinto uma dor terrivel,parei de me exercitar,pois nao aguento a dor....vc pode me ajudar?????? meu email é jsesolidao@hotmail.com........desde ja agradeço!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  9. Aprendi a tomar a aspirina nesta matéria, está sendo um alívio para as dores que sinto há nove meses. Estou de licença médica do meu trabalho, é muito ruim.
    Agradeço este espaço, e sua dica é maravilhosa.
    Boa sorte e saúde a todos.
    Obrigada, Robinson Luiz.
    Maria.

    ResponderExcluir